segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Eles também erram...

' Quando a gente ama é claro que a gente cuida' , sempre ouvi essa frase em casa, desde pequena quando eu não entendia algumas ações de minha mãe, ela me olhava com aquele olhar dela que sabe o que faz e me falava em um tom moralista, além dee tantas outras coisas que estavam implícitas nessa pequena frase. Como ela mesmo fala , só quando eu for mãe , eu saberei! É assim, a gente nunca entendi nossos pais, ou nossos pais nãos nos entendem?
Brigas são normais, fato! Tu e eu já é um campo de batalha. E família? Haja briga. Só que eu não gosto, minha mãe não gosta, nem meu pai , nem minha irmã. Certo, eu sei que eu as vezes sou errada, muitas vezes. Mas acho que quando as pessoas viram mãe ou pai, colocam na cabeça deles que pai e mãe não erram né? Que eles são sempre os certos, que são os invencíveis. Minha mãe vive dizendo aqui em casa que mãe a gente aprende a ser sendo, que não existe faculdade pra isso. E pra ser filho existe é?
Eu sei que eu sou uma adolescente um pouco rebelde, um pouco dramática, tenho de vez em quando a síndrome do patinho feio, fico dizendo que sou a ovelha negra. Mas eu também sou uma filha legal , tenho meus mil defeitos, mas tenho mil e uma qualidades. E não é porque eu sou filha e adolescente que eu não acerto. Aaah eu acerto sim. E custa minha mãe e meu pai nas suas condições chegarem e falarem : '' não , yasmin, dessa vez eu errei, me desculpa" . Eu já sei que antes de papi e mami eles são humanos. E humanos erram!
É por isso que ficaram os dois olhando pra mim, e não deram uma palavra, nem contra-argumentaram, porque naquele dia eu estava certa! E eles só não falaram que tinham errado, mas eu sei que reconheceram o erro. Eu com meu discurso de filha injustiçada, de que presto atenção nas aulas de filosofia, falei tanto que eles até sentiram um orgulho ( eu percebi ), depois fui pro banheiro dá risada.
Ah , tem que quebrar o gelo mesmo, pai e mãe podem reclamar, dar bronca, falar até umas horas. E filho não pode não é?
Erram mesmo, e eles precisam compreender isso. Eu sei que atrás disso tem muito cuidado , muito amor, e se erram foi tentanto fazer o melhor. Além do que ouvir o outro é sempre bom, eles mesmo me falaram isso quando eu nem sabia que era gente, mas o melhor ensinamento é o exemplo , então eles me ouviram. O fim do meu sermão com mami e papi não terminou em pizza não, mas em Mc Donalds :)
Já dizia o poeta, '' no fundo são crianças como você''...

Um comentário:

Bárbara disse...

Realmente Yasmin, vc falou tudo!!
Quem diz que existe faculdade para saber como ser filho?? Se erramos, eles também erram. Mas, sabemos que se eles não vamos a lugar algum pois é o incentivo deles que fazem toda a diferença!!

Beijos e amei a postagem =*