terça-feira, 3 de março de 2009

Amor . O que é isso ?!


Diante da discussão que tivemos hoje na aula de português, seria impossível , eu não vir aqui no meu lindo blogzinho dá minhas opiniões, que vou te dizer viu ?! Não são muito compreensíveis, mas eu tenho que falar, isso mexeu muito com tico e teco. Bem, estávamos nós na aula linda e maravilhosa de literatura , e estamos estudando o Romantismo, e nada mais obívio do que falarmos do amor. Diante da leitura do poema de Florbela: " Amar" , e da letra da música de Vinícius de Morais " Por toda minha vida ", eis que gera uma discussão entre o que é amar ? Se o amor insano é compreensível, se o amor tem limites, e se está apaixonado é a mesma coisa que está amando.

Parecem perguntas fáceis de serem respondidas. Agora imagine ai, uma sala com um monte de adolescente , com muiiiitas experiências amorosas vividas , com os hormônios a flor da pele, e todo mundo com a mesma dúvida : O que é o amor ?! O que é uma paixão?!

Todo mundo, claro , quis dá pitaco. " Não , amor é eterno, e paixão é duradoura". Era basicamente, o que a maioria dizia. Discussão vai , discussão vem, e a duvida continuava . E eu, que nem sou expert no assunto , vir aqui dizer o que eu acho disso tudo, muito embora, não tenho toda convicção do mundo.

Eu que já estive apaixonada, algumas vezes, acredito que paixão é uma projeção que criamos, uma idealização do ser amado , e passamos a ver aquela pessoa como nós queriamos que ela fosse. Criamos muitas expectativas, construímos sonhos em torno desse ser, e até cometemos alguns atos sem noção, que qualquer pessoa em sã consciência não faria. Até mesmo você, caso NÃO ESTIVESSE APAIXONADO. Desejamos essa pessoa mais que tudo, queremos está no mesmos lugares, queremos agradar ... e todo esse blá blá blá que uma pessoa apaixonada faz. As vezes se torna ridiculo , patético, e mostrando pra todo mundo o quanto seu dentista é bom. Só que quando você cai na real, e essa idealização acaba, minha irmã , o mundo desaba, você chora , o tempo passa e depois você rir de você mesmo .

O amor pode começar de uma paixão, de uma amizade, ou até de uma brigas, ou várias brigas ( já aprendi a amar tanta gente que antes eu não suportava). Amor é bem querer, é saudade, é olho no olho, é química, é saber que mesmo longe você consegui sentir perto, amor é também insanidade. É desejo e paixão em um só , amor também é lágrima, é companherismo, é partilhar momentos, risos e tristezas. Amar alguém é você e ele não fazerem nada juntos, e ainda assim ser o melhor dia de sua vida. É ele perguntar : " Com emoção ou sem emoção?!" E de ambas as formas serem divertidas. Amor é ausência também, mas sobretudo é retorno , é ida e volta , é dor e alegria, é paradoxo , antítese e pleonasmo. Amor é perdão.

Florbela diz: " E quem disser que se pode amar alguém a vida inteira é porque mente. " O amor só vale a pena ser para sempre, se for compreendido, se os momentos alegres forem maiores que momentos tristes, se for recíproco. Aí sim vale a pena amar uma vida inteira, e ainda as próximas que virão.

E nisso, foi uma aulinha de literatura, não chegamos a uma denominador comum, as dúvidas, os argumentos e os contra-argumentos continuram.

É, meus caros, existem mais mistérios entre o céu e a terra do que a nossa vã filosofia possa imaginar!

Nenhum comentário: