sábado, 14 de março de 2009

Perda, dor e tristeza

Essa semana aconteceu um fato que não é inédito no mundo, porém nunca esteve tão próximo da minha vida. Assassinatos acontecem todos os dias, mas só percebemos o quanto isso dói quando é com alguem que conhecemos. E foi isso que aconteceu na ultima terça feira, um conhecido meu, não eramos próximos não, encerrou a sua passagem na terra com apenas vinte anos. Fiquei arrasada, foi e está sendo muito estranho pra mim. Não sei se é pelo fato de ser mais um caso de violência absurda ou se é porque eu conhecia e ainda porque era um jovem como eu. É nesse momento que percebemos o quanto somos vulneraveis, que estamos sujeitos a qualquer atrocidade, e que a nossa vida pode sim esta nas mãos de qualquer pessoa. É a partir daí que começamos a nos colocar no lugar dos pais , dos irmãos e dos amigos, tentar se conformar e entender que perderam alguem extramamente querido, e que vai ser dificil se acostumar a acordar e não ver mais. Ir para uma festa entre amigos e ainda assim esta faltando alguem, e pior ainda é que essa falta permanecerá para sempre. Saber que nunca mais vai ver o brilho dos seus olhos, ouvir a sua voz, rir com a sua risada. É muito doloroso saber que para alguem só com vinte anos , que tinha vivido tão pouco, que tinha inúmeros projetos pela frente, sonhos a serem realizados , que para essa pessoa o sol não nascerá amanhã. E sem dúvida, levará muito tempo pra que ele seja conjugado no passado : " Danilo fazia, gostava, usava ..."
Eu imagino , porém sei que não chego perto, o tamanho da dor que as pessoas próximas estão sentindo. Isso serve pra que possamos perceber que diante dessas situações nós não somos nada, que tudo é muito passageiro, e que uma vida inteira pode ter um ponto final a qualquer hora , em qualquer idade. Danilo se foi cedo, mas além de muito tristeza, ele deixou conosco uma lição de valorizar cada instante de nossas vidas, de amar muito as pessoas que estão ao nosso lado, e de viver intensamente e com muita alegria, com a certeza de que quando partirmos deixaremos na lembrança dos que ficaram nosso sorriso mais bonito e a nossa alegria contagiante. Sem dúvida, foi uma perda irreparável, mas eu tenho certeza, que de onde ele estiver , ele estará ao menos contente em saber que esta fazendo falta pra muita gente.

Nenhum comentário: